Friday 14 November 2008

O OLHO DE HÓRUS



Representado como um deus com cabeça de falcão, Hórus foi uma divindade importante nas lendas egípcias. A imagem que representa seu olho, "O Olho de Hórus", era um poderoso símbolo usado para proteção contra o mal. O "wedjat", como era pronunciado pelos egípcios ("O Todo" ou "O Olho Que Tudo Vê") também era usado para conferir sabedoria, saúde e prosperidade. Associado à vida e à ressurreição, os antigos egípcios, além de acreditar que este símbolo tinha grande poder e efeito mágico para restaurar a harmonia do mundo desestabilizado e para corrigir as coisas incorretas, também consideravam o Olho de Hórus uma representação da eterna renovação do reino, faraó após faraó.

De acordo com a antiga mitologia egípcia, o belicoso deus Seth arrancou fora o olho de seu sobrinho Hórus, que disputava com ele o controle do trono egípcio, após ter assassinado e esquartejado o próprio pai, Osíris. Thot, o sábio deus da Lua e patrono das ciências e da arte da escrita, pacientemente colocou o olho de volta e o curou.

As seis partes do símbolo também representam os 6 sentidos considerados pelos antigos egípcios: olfato, visão, pensamento, audição, paladar e tato.

Posteriormente, a tradição fez distinção entre a representação do olho direito (chamado "O Olho de Ra", associado ao Sol) e o olho esquerdo (chamdo "O Olho de Hórus", associado à Lua e à dimensão feminina dos seres mundanos e divinos). Contudo, essa distinção não é clara na mitologia egípcia.

A tatuagem foi feita na madrugada do dia 3 para o dia 4 de novembro de 2008. Coincidentemente, mais ou menos por essa data, uma amiga (Nelma) estava de férias no Egito. Ela resolveu trazer um presente para mim. Anteontem eu recebi: era um papiro com a famosa imagem do Faraó Tutancâmon, da XVII dinastia da Era Egípcia (1405-1367 a.C.).

Desenho -> Johnny Martins
Tatuador -> Charles Moura

No comments: